Escolha uma Página

Até o dia 7/AGO/2017, o Coursera recebe inscrições para o programa De-Mystifying Mindfulness“. Tenho muito interesse em fazer as aulas (em inglês) para aprimorar meus conhecimentos sobre esta prática meditativa e também para desmistificar algumas percepções que talvez ainda possa carregar em diálogos fortuitos. Para quem não sabe, o Coursera é uma famosa plataforma de cursos à distância.

O que é?

Mindfulness, mais ou menos traduzido para o português, significa atenção plena, ou seja, significa o melhor desenvolvimento do senso de julgamentos, do trabalho da compaixão, do equilíbrio temporal no presente, no ambiente e no movimento da respiração. É isso tudo sem, no entanto, tencionar a mente para uma evasão ou negação dos sentidos. Mindfulness tornou-se a base para inúmeras intervenções terapêuticas, tanto como um tratamento na saúde e como um meio de melhorar o bem-estar e a felicidade. Mas você seria capaz de desmascarar falhas nesta técnica? Poderia descobrir charlatanice? Eis alguns dos desafios que o curso promete superar.

Durante a produção deste curso, houve suporte de Willem Kuyken, diretor do Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, e Stephen Batchelor, co-fundador do Bodhi College. Além deles, conta também com contribuições de Mark Williams, co-desenvolvedor da terapia cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT), e Rebecca Crane, diretora do Centro de Pesquisa e Prática de Atenção da Universidade de Bangor.

A quem se destina

Este curso não exige conhecimento prévio do assunto. Foi concebido tanto para os profissionais da Mindfulness que procuram aprofundar ou ampliar o seu conhecimento e compreensão, bem como para estudantes das Ciências Naturais, Ciências Sociais ou Humanidades que desejam compreender o significado de Mindfulness para seus campos . Além disso, treinadores da Mindfulness, professores e terapeutas podem achar que este curso os ajuda a consolidar e reforçar sua base de conhecimento profissional. Para os interessados ​​em se tornar um terapeuta com base na atenção mental plena (Mindfulness), lembramos que este curso não constitui uma qualificação formal para ensinar. No Brasil, esta prática é geralmente oferecida por profissionais atuantes nas áreas da saúde mental. Todavia, o compartilhamento de experiências após a meditação pode ser sempre enriquecida com os olhares diversos de todos os participantes, de quaisquer formações ou áreas de interesse. Por isso tenho venho procurando me aprofundar nestes estudos — já pratico há quase um ano na Casa da Convivência, em Macaé/RJ.

De acordo com a natureza do material e a finalidade, este curso é gratuito e permanecerá gratuito para os participantes. Caso haja interesse em avançar nos estudos, este curso pode ser útil para dar certificação para ingresso num programa de 8 semanas. Se você estiver interessado em receber um certificado formal, haverá uma taxa para cobrir os custos.